segunda-feira, 16 de março de 2009

Em Momentos de Crise...


Em épocas de crise, é importante que todos nós repensemos sobre nossas prioridades.

Em geral, o consumidor brasileiro não é um poupador nato. Isso é um fato.

Somos imediatistas no que se refere à obtenção de bens e serviços que possam estabelecer uma “falsa” sensação de conforto a curto e médio prazo.

Pesquisas apontam que os brasileiros que ocupam as classes mais altas da sociedade, são os que mais se preocupam em poupar para garantir um futuro para si e para suas famílias, ou até mesmo para manter uma situação segura ante crises e instabilidades econômicas.

Não tivemos uma educação formal orientada a criação de reservas financeiras, como acontece em outros países de primeiro mundo, como EUA, Suécia e Alemanha.
Com grande facilidade de acesso ao crédito, o brasileiro pode ser considerado um consumidor compulsivo.

Em raros casos encontramos pessoas que conseguem controlar a vontade de obter seus almejos rapidamente e poupam recursos para comprar uma maior quantidade de bens à vista.

Vemos sim, famílias que sacrificam até 90% de sua renda em financiamentos diversos, privando-se muitas vezes até das necessidades mais básicas como alimentação, vestimenta e planos de saúde, para adquirirem bens como automóveis e eletrodomésticos.

Segundo percepções de alguns ramos de atividade, mesmo em momentos de crise, os consumidores, principalmente os de mais baixa renda, não mudam seu comportamento de compra. Os consumidores de classe mais alta, são mais conscientes em relação à momentos de tribulações econômicas, tais como a que vivenciamos hoje, em nível mundial.

As classes mais baixas normalmente “percebem” o mercado financeiro, quando este chega a afetar diretamente sua renda e sua empregabilidade. Caso contrário, sempre há o “jeitinho brasileiro” de conseguir empurrar a situação, e evidentemente, endividar-se cada vez mais, para comprar o que muitas vezes não precisamos, e em muitos casos, não temos como pagar.

Um comentário:

  1. Sobre esse assunto li à algum tempo alguns livros como, Pai Rico Pai Pobre ou Segredos de Uma Mente Milionária, (livros que baixei e li no PC), e que falam justamente que é rico não quem tem dinheiro, mas quem pensa como rico, e pobre é pobre por pensar como pobre... Fica aí então, pra quem não leu, a sujestão!!!

    ResponderExcluir