quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

61 anos sem Mahatma Ghandi


Um grande Líder, um grande Espírito, um grande Pensador.

61 anos desde a morte de um dos maiores ícones da humanidade, terão se passado no dia 30 próximo (janeiro/2009)


Mohandas Karamchand Gandhi, ou como popularmente ficou conhecido, Mahatma ( A Grande Alma) Ghandi, foi assassinado a tiros aos 30 dias de janeiro de 1948, por motivos oriundos de suas intervenções de paz nos conflitos entre Hindus e Muçulmanos.

Um pouco de sua vida...


Ghandi baseava sua filosofia de vida em tradições Hindus, propagando principalmente os princípios da não violência e da busca constante pela verdade.
Foi responsável por vários feitos no âmbito social, político e espiritual, um Homem de caráter incorruptível que fundamentou grandes movimentos com objetivos de libertação da Índia da dominação opressora da Inglaterra, que já perdurava pro cerca de 300 anos.


O grande pacifista utilizava inteligentemente de todas as raízes da Tradição espiritual Hindu para fortalecer seu povo, a protestar e contra-atacar pacificamente a dominação britânica.


Uma passagem interessante em sua luta, foi a chamada Marcha para o Sal, um movimento que reuniu milhares de pessoas, para que o povo indiano, que vivia nas regiões banhadas pelo oceano, tivessem direito a produzir Sal, tal que esta atividade era proibida a estes indianos, e monopolizada pelos ingleses.


Um Pacifista, Um Grande Homem, abnegado, indicado cinco vezes ao prêmio Nobel da Paz, dedicado de corpo e alma às causas de seu povo e ao bem da humanidade, deve sempre ser lembrado e principalmente ter seu legado de ensinamentos praticados por todos os seres humanos.


“não existe caminho para a felicidade...a felicidade é o caminho”
Ghandi


”Albert Einstein disse certa vez sobre Mahatma Ghandi:
As gerações futuras terão dificuldades em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra...”




.......Meu Grande Ídolo e Herói

Hugo Roberto Bher

Nenhum comentário:

Postar um comentário